Conheça Dourados

Conheça Dourados

Dourados é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Fundada em 1935, Dourados teve desenvolvimento lento até a segunda metade do século XX, por causa das deficiências de meios de transporte e vias de comunicação, principalmente com Campo Grande. A partir dos anos 1950, com a abertura de rodovias, acelerou-se seu desenvolvimento e Dourados tornou-se importante centro agropecuário e de serviços, especialmente a partir dos anos 1970.

Nos anos 1990, além do crescimento da agropecuária, o desenvolvimento comercial e de serviços na zona urbana foi decisivo para que Dourados se consolidasse como pólo regional, de serviços e agropecuário para uma região com quase 1 milhão de habitantes, incluindo parte do Paraguai, o que lhe confere o merecido título de Portal do Mercosul. De acordo com estimativas do IBGE de 2011, possui uma população de aproximadamente 200 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul (depois da capital), além de ser o 136º maior município brasileiro e o 55º maior município interiorano do Brasil.

INFRAESTRUTURA

Dourados exerce o papel de centro de serviços para uma região que compreende quase 1 milhão de pessoas. Possui boa estrutura de serviços urbana, dispondo de vários bancos, financeiras, órgãos públicos (federais, estaduais e municipais), ONGs, Hotéis, pousadas, entre outros.

TURISMO DE EVENTOS

A cidade possui várias opções, entre elas cinemas, restaurantes, teatros, bares, choperias e tomar tereré, possuindo também uma vida noturna bastante rica. Atrai visitantes por eventos como a EXPOAGRO (Feira Agropecuária de Dourados), o Campeonato Brasileiro de Motocross, Festa das Nações, Festa do Peixe, Temporadas Populares e eventos científicos realizados em suas universidades.

COMUNIDADE

População

Desde da criação de Dourados, sua população tem crescido de maneira constante, possuindo quase 200 mil habitantes e cerca de 45 hab/km², sendo 31.429 habitantes morando no campo
Energia elétrica
São 39.500 ligações de energia elétrica em 640 km de rede de distribuição urbana.
Saneamento e abastecimento hidráulico
Dotada de 36.830 ligações de água (o volume de produção de água é de 2.076 m³/hora) e 9.544 ligações de esgoto.